Prefeitura reforça atuação na manutenção e recuperação de estradas na zona rural em Alto Araguaia

Máquinas concentram ações na MT-299 e seguirão para MU-010. Trabalho beneficiará todas as regiões da zona rural

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Frota (SINTRAF), intensificou o trabalho de manutenção e recuperação de estradas na zona rural do município. A ação se concentra em eixos estruturantes com maior tráfego de veículos e carretas que escoam a produção de grãos e de gado. Os investimentos são em recursos próprios e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

As equipes, explicou o secretário Milton Fernandes Lima, concentram nas estradas vicinais MU-24, 43 e 60, além de ações nas MT’s 299 e 481. Ele acrescentou ainda que as condições climáticas dos últimos dias permitiram avanço nas ações. Na MU-24, por exemplo, além do trabalho de recuperação da via, a prefeitura construiu uma ponte mista (concreto e ferro) sobre o Córrego Lajeado, na região das Pontinhas, em parceria com produtores. A PPP possibilitou a substituição da antiga estrutura de madeira com cerca de 18 metros por uma de 12 metros para melhorar a trafegabilidade e tornar mais seguro o transporte.

O trabalho de recuperação também se concentrou na MU-43, na região do Grilo, nas proximidades da Serra das Malvinas, na MU-60, e na MT-481 até a descida do Rio Ariranha. Nesta segunda-feira (23) um pá-carregadeira, uma patrol e uma caminhonete de apoio executam a manutenção e a recuperação de pontos críticos na MT-299, que liga Alto Araguaia a Itiquira. Entre os serviços executados estão patrolamento, lombadas para contenção e abertura de bigodes para contenção e drenagem de águas pluviais, limpeza de caixas de contenção e patrolamento da via. A mesma equipe também fará reparos na MU-10, que dá acesso à região da Colônia do Ariranha e Rio do Peixe.

“O trabalho de manutenção de estradas na zona rural é uma das marcas da administração do prefeito Gustavo Melo. As estradas recebem atenção especial. Os produtores conhecem as regiões melhor que ninguém. Sempre que acionados estamos executando os reparos e manutenções necessárias. Vamos seguir avançando”, disse o secretário Milton Lima.